Quintuppel(Oak aged Belgian Dark Strong Ale)

Written by Marcel Cunha on 17 de novembro de 2016

aromas: Carvalho, baunilha, amêndoas, caramelo e frutado. Com o envelhecimento em garrafa notas mais intensas de frutas secas devem ganhar destaque.
paladar: Sabor adocicado, mas com final seco, que passeia entre sabores de bourbon e caramelo. A adição do depósito da garrafa (leveduras e proteínas dos maltes) promovem uma nova experiência e uma camada mais ampla e robusta de sabor. Sugerimos a experiência!  Seu dulçor médio-alto irá se aprimorar com o tempo de guarda gerando sabores e aromas de frutas secas como ameixa-seca, damasco-seco e uva-passa.
corpo: Aveludado pelo uso de trigo e aveia. Varia de médio a médio-alto, dependendo do modo de servir (veja “algo mais” abaixo).
carbonatação: Alta.
visual: Espuma de coloração bege e alta retenção. De aparência  límpida e de cor âmbar escuro se servida sem o depósito ou marrom turvo quando servida com o depósito.
copo de serviço: Snifter, cálice, ou nossa taça 😉
temperatura de degustação: De 8ºC a 10ºC.
harmonização: Pratos com carnes de caça e cortes nobres, podendo acompanhar muito bem frangos, suínos e mesmo saladas bem temperados. A combinação com pratos mais leves podem ser interessantes por destacar o sabor amadeirado. Sobremesas com caramelo e/ou frutas funcionam muito bem com a Quintuppel.

 Algo mais:  A Quintuppel é uma cerveja não-filtrada e o sedimento/depósito apresentado no fundo da garrafa contém leveduras e proteínas dos maltes de trigo e aveia utilizados, que compõem  27% da receita. Isso possibilita uma degustação da mesma cerveja, mas com dois perfis sensoriais distintos, por isso a Quatro Graus recomenda sua degustação sem e com o depósito, pois cada pessoa poderá decidir como prefere sua Quintuppel! Deixando a garrafa descansar a baixa temperatura na posição vertical por algumas horas já é suficiente para se formar o depósito. A cerveja servida sem a agitação do fundo terá aspecto mais límpido e coloração mais enegrecida com um aroma mais intenso de carvalho/bourbon, além de sabor um pouco mais leve. Já a Quintuppel servida com todo o depósito apresentará coloração mais amarronzada e turva, resultando ainda em uma maior sensação de corpo e num sabor mais pronunciado e com novas nuances.
disponibilidade: garrafas de 500 mL e chope.
Check in no Untappd
ABV:12%
IBU:25
Maltes:5 + aveia e trigo
Lúpulos:nobres
Levedura:Duas, e que se apaixonaram dentro do fermentador.
Cerveja Número:#2
Disponibilidade:sazonal (fim do ano)
Notas adicionaisNão é segredo para ninguém que todos da Quatro Graus têm uma queda pela Bélgica e claro que um dos estilos preferidos deles não poderia deixar de ser o Belgian dark strong ale. A Quintuppel é uma Quadrupel, uma das variações dentro do estilo, com algo a mais. Esse algo a mais foi obtido através do uso de malte de trigo, aveia, açúcar mascavo e uma boa dose de carvalho francês, abraçados por 12% de teor alcoólico. Tudo permaneceu três meses maturando antes de ser apresentado ao público, tempo que uma cerveja desse tipo merece para que seus aromas e sabores se desenvolvam com perfeição.
A Quintuppel é uma cerveja que fica ainda melhor se degustada com calma, preferencialmente em grupo, e em doses moderadas.